domingo, 11 de outubro de 2009

Como Combater a Caspa



Todo dia é aquela mesma coisa: caspas insistem em sujar a roupa e gritam diante de camisas mais escuras. A saia justa diminui a auto-estima e traz dúvidas na hora de decidir pelo melhor tratamento.

"Caspa, seborreia e oleosidade são a mesma coisa. Há um aumento da produção de óleo pela glândula sebácea e consequência a descamação do couro cabelo, o que gera os floquinhos caídos na roupa", diz o tricologista e diretor médico do Instituto do cabelo, Luciano Barsante.

O Excesso de oleosidade causa, além da descamação, o risco da proliferação de fungos, que piora a caspa. "Os fungos são um agravante e tornam a caspa um problema crônico. Além deles, estresse, alimentação inadequada, com a ingestão de muito açúcar e gordura animal, e água quente durante o banho desencadeiam o problema de quem já tem a genética favorável ao couro cabeludo oleoso", diz o tricologista.


Não adianta correr para uma loja de shampoo e procurar versões especiais para combater a caspa. "Os shampoos disponíveis ressecam o couro cabeludo e estimulam a produção de mais óleo. Isso cria um círculo vicioso", alerta o médico.
A chave do sucesso no tratamento está em conseguir uma sebo-regulagem, ou seja, controlar a produção do óleo do couro cabeludo para acabar com a caspa através da análise de um especialista, que vai fazer exames para diagnosticar as causas e a possibilidade da presença de fungos.

"O médico faz dois exames, e a partir daí, determinar o tratamento. Se não há fungos, é feito um peeling do couro cabeludo, aplicação de soluções tópicas e o uso do laser, novidade no tratamento contra a caspa porque desinflama a área. Se os fungos estão presentes, além deste tratamento é feito o uso de fungicidas", diz o médico.
Uma das consequências mais indesejáveis da caspa é inflamação do couro cabeludo, a dermatite seborréica, que traz coceira e a temida queda de cabelos. Já imaginou perder seus preciosos fios por causa da oleosidade do cabelo não controlada? O negócio é procurar a ajuda de um profissional se notar que a caspa está se tornando um problema constante.



Mitos sobre a Caspa.


A caspa é contagiosa?

Não. A Caspa não é contagiosa, nem mesmo através da utilização de pentes ou escovas.

As pessoas que sofrem de caspa tem mais tendência para a cálvice?

Não. Não há qualquer tipo de relação entre estes dois tipos de problema do couro cabeludo.

Os shampoos anti-caspa devem ser usados com moderação por serem agressivos para o cabelo?

Não. Pelo contrário, atualmente os shampoos anti-caspa gojam de todas as qualidades de um shampoo cosmético, com a vantagem acrescida de removerem e controlarem a caspa. Devem por isso ser utilizados num regime de continuidade para evitarem o reaparecimento da caspa.

Os produtos de fixação podem provocar caspa?

Não Não se deve confundir caspa com pequenas partículas de resíduos de produto de fização, que são facilmente removidas com um shampoo que limpa em profundidade.

É isso meninas, eu sofro desse mal, é terrível, mais nada de pânico, consulte um dermatologista, e siga o que ele determinar para o seu caso, eu uso alguns shampoos contra caspa. vou por as fotos para vocês verem, beijos e até o próximo post.

1 comentários:

Anônimo disse...

o homem que é careca nao tem caspa

Postar um comentário

Oi Meninas deixem seu recado, que assim que possível respondo a todos, beijos.